terça-feira, 8 de setembro de 2009

Objeto Digital - Casa do Baile


O objeto digital é um panorama que expõe conceitos da experiência adquirida na visita à Casa do Baile, arquitetura de Oscar Niemeyer, internacionalmente conhecida.
Visando explorar diversos ângulos do ambiente, assim como o trabalho paisagístico de Roberto Burle Max, criei três panoramas, que se fundem um ao outro.
Como foi uma obra revolucionária e até hoje é um marco na arquitetura, busquei trabalhar com o conceito de passado/presente, com traços de futuro, pois a Casa do Baile foi tombada. Com um jogo de cores, branco no preto, claro no escuro e colorido no incolor, criei os diferentes olhares dos visitantes, sejam eles de 1950, 2009 ou 2056.
Oscar Niemeyer trabalha com curvas e as relaciona com paisagismo, obtendo um resultado final extraordinário. É um dos maiores arquitetos do século XX e XXI e revolucionou a arquitetura. Com esse fundamento, o associei em meu panorama, por meio de colagens realísticas, à Frank Lloyd e Zaha Hadid, arquiteto ousado, com traços característicos, que contribuiu para o desenvolvimento de novas técnicas arquitetônicas no século XX e arquiteta iraquiana, conhecidas por suas curvas futurísticas, desafiadoras e conceituais, respectivamente. Reafirmando assim as idéias principais ditas acima. Três arquitetos de diferentes épocas, que por meio de photoshop, parecem estar no mesmo ambiente, descontraídos e dialogando entre si.
Ao abrir o panorama em 360º(em quicktimeVR) temos uma visão geral do ambiente.
Foi um aprendizado muito grande construir este trabalho. Usei conceitos de diferentes épocas e diversos programas, como PhotoShop e PhotoImpression. Além disso, também adquiri avançado conhecimento no StitcherUnlimited.

Um comentário:

  1. Muito bom! Vejo que também chegou em casa e logo escreveu o que foi pedido! hahaha

    ResponderExcluir