Um novo panorama, da Casa do Baile, foi proposto.
Afim de explorar diversos ângulos da obra, o trabalho literalmente gira em torno de uma justaposição de ambientes que compoêm o conjunto arquitetônico. Em 360º você percebe detalhes que antes não imaginava que existiam.
''São as pequenas coisas que fazem da Casa do Baile o que ela é''.
Capitel, muro, lagoa da pampulha, lago interno, paisagismo. Tudo é conciliado de forma harmônica e o mais sutil possível, de modo que acompanhe as curvas.
Cores vivas e muito variadas remetem à diversidade da flora e a complexidade do conjunto paisagistico e arquitetônico.
Explicando passo a passo da esquerda para a direita:
O ''início'' marca uma interação entre a curva do capitel, as cores vibrantes que o pôr-do-sol irradia na Casa e a vegetação, que por sua vez, dá espaço à pequenas fotos do capitel visto de outro ângulo. Percebe-se que um capitel se vira para o outro, mas seguem em sentidos contrários.
Uma transição lenta e gradual acontece até a ''entrada'' para outro ambiente, que é o reflexo da lagoa da pampulha, nos vidros da Casa, que por sua vez está refletida no lago interno. Seguindo o percurso, bem curvo, e mantendo a idéia de reflexo, temos o capitel, que de modo dual, se confunde com as plantas. Quando olhado pelo lado de cima, é feito pela vegetação, que aos poucos, com o passar do panorama, se transforma em concreto, mas ao olharmos por embaixo, é de concreto, que se dissolve em água, se transformando na nascente da lagoa da pampulha e concebindo uma ilha artificial.
O panorama passa agora a realçar a ilha, que é outro ponto chave do conceito do trabalho. De forma harmônica, uma ilha é criada, dando inicio à vista da lagoa da pampulha. Por trás, há um mini-panorama da Casa do Baile, que também está ligado a isso. A ponte faz a transição de uma ilha para a outra, que se inicia valorizando as curvas do muro de azulejos.
Por fim, na extrema direita, o que seria o interior-externo da Casa, se confunde com o exterior, que caminha distante, indo embora do panorama. Voltando ao ''início''.
Um jogo de cores vibrantes e imagens surpreendentes criam um panorama gostoso de se observar que disperta o interesse das pessoas.
Data:Set/2009
Matéria: Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo
Nome: Leandro Avelar Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário