segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Objeto Físico














A proposta do trabalho é criar um objeto físico, em três dimenções, que exponha um ou mais conceitos do livro Lições de Arquitetura, de Herman Hertzberger.
Afim de explorar diferentes abordagens do livro, busquei criar um objeto que contenha um significado não só conceitual, mas físico.

Herman trabalha muito com a questão de público e privado e da gradação que deve haver entre a passagem de um para o outro. Então criei ''portas'' articuladas, que podem girar em 360º e deslizar por um ''trilho'', podendo ficar totalmente abertas, fechadas ou semi-abertas. Isto cria uma relação entre o interior e o exterior. Quando quero que apenas parte do meu interior fique a mostra para o público desconhecido, as portas ficam em diagonal, limitando a visão de dentro. O mesmo pode acontecer quando quero compartilhar o meu interior, deixando-as abertas, ou então, tudo fechado, se quero a privacidade total.
Do lado de fora (exterior), foram coladas letras em sentido e direção aleatório, dando a idéia de algo caótico. Mas na face de dentro, as letras que lá estavam bagunçadas, formam ''Privacidade''. Isto significa que, muitas vezes, o significado dessa palavra, não faz sentido se estiver no lugar errado. Para que faça sentido, deve haver um contexto por traz dela. Acompanhando a mesma abordagem, a outra face exterior foi inteiramente colada por letras diversas, nos remetendo à mesma idéia exposta acima. Mas no ''chão'' interno, é como se essas letras se juntassem para formar as palavras principais que representam o conceito de todo o obejto. São elas: Privacidade, Público, Privado, Interior, Exterior, Curiosidade, Funcionalidade, Adaptabilidade, Inovação, Gradação, Nada, Tudo, Pouco, Muito, Você, Eu, Ele, Nós, Dentro e Fora. Assim, é como se o próprio objeto se auto explicasse.

Em um dos lados que formam as ''portas'' foi colado a palavra FORA e do outro lado, DENTRO(ver fotos). Internamente há um espelho, que reflete o que está escrito em cada face das portas, dependendo do lado em que elas estão viradas. Porém, ao colocar a palavra FORA, do lado interno, a imagem refletida no espelho, é invertida. Já, quando se vira a face escrita DENTRO, para fora, a palavra se forma invertida(ver foto de fundo azul). Mas quando elas estão em sua posição certa, podem ser lidas de maneira correta. Isso significa que, dependendo do ponto de vista, a abordagem está errada. Ou seja, virar as faces e as palavras se inverterem, remete a impressão de que há alguma coisa fora do comum, de que tem algo errado, ou de que se algo não ficar em seu lugar certo ou for mal colocado, a impressão que se dá ao público é a contrária do que gostaríamos que fosse.

As idéias básicas são essas. Na apresentação oficial, vou exporar por completo o objeto para que todos tenham uma exelente visão do que ele representa.
O material é feito inteiramente de isopor ( de alta dureza) ( não são aqueles convencionais, vendidos em papelarias), dando ao conjunto, a rigidez necessária.
Em breve, postarei mais fotos do Objeto.
Apresentação: 15/09/2009 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário